No final da reunião no Infarmed coube ao Presidente da República falar aos jornalistas, tendo afirmado desde logo que ficou hoje provado que “a vacinação fez a diferença”, quando comparados os dados entre este ano e o ano passado, estes "são melhores".
“Milhares e milhares de casos que não ocorreram, milhares de dias de internamento que não foram necessários, milhares de mortes que não se verificaram. Portanto, a vacinação provou ter sido essencial como processo para fazer a diferença”.
Quanto ao futuro, houve uma reapresentação de propostas de diversos partidos, "foram retomadas as propostas de setembro com reforço da vacinação".
Avaliando as sugestões dos partidos, o Presidente da República admite a possibilidade de se reforçar as doses de vacinação com início em "setores particularmente sensíveis" da população, e num prazo de tempo considerável, atendendo que se está a aproximar a época festiva e de temperaturas baixas.
Os especialistas, disse, manifestaram também a necessidade de novas precauções, nomeadamente, em casos de aglomerações e recintos fechados.
Foi uma reunião “muito instrutiva e esclarecedora”, e "muito pacífica, instrutiva e com sugestões muito claras em relação ao futuro", reiterou Marcelo Rebelo de Sousa.
Reveja aqui as declarações do Presidente Marcelo:
Leia Também: Novas medidas sem suporte legal revelam "irresponsabilidade política"