Um vídeo alegadamente filmado no passado domingo, dia 5 de dezembro, em Cacilhas, Almada, tornou-se viral nas últimas horas, nas redes sociais. Nas imagens vê-se uma mulher a insultar um motorista dos TST com ofensas racistas.
“Preto! Vai para a tua terra [...].Vai para a tua terra! Vai para a tua terra! Vou já fazer queixa de ti à polícia. Preto!” grita a mulher enquanto uma outra utente que esperava pelo autocarro a tenta acalmar.
Nas imagens, supostamente filmadas por outro passageiro, não se vê mais ninguém a interferir, mesmo quando a mulher que insulta o condutor começa a bater no vidro do veículo pesado.
Entretanto, o vídeo do ataque racista já se tornou viral. Jessica Athayde é uma caras conhecidas que já reagiu.
Já Joana Mortágua revelou que levou o caso a uma reunião da Câmara de Almada em “solidariedade com as vítimas de racismo”.
"Não conheço o contexto, a data nem as pessoas envolvidas neste vídeo. Mas reconheço claramente três coisas: Almada, um motorista dos TST e insultos racistas. Isso bastou-me para falar deste episódio hoje na reunião de Câmara: solidariedade com as vítimas de racismo", escreveu a vereadora bloquista desta autarquia.
Não conheço o contexto, a data nem as pessoas envolvidas neste vídeo. Mas reconheço claramente três coisas: Almada, um motorista dos TST e insultos racistas. Isso bastou-me para falar deste episódio hoje na reunião de Câmara: solidariedade com as vítimas de racismo https://t.co/CnOFb4a9Ef
— Joana Mortágua (@JoanaMortagua) December 6, 2021
Até ao momento, os TST ainda não reagiram ao ataque.
Leia Também: Jessica Athayde chocada com vídeo. "Não existe racismo em Portugal?"