Covid-19: Casa da Cultura de Ponte da Barca recebe centro de testagem
Ponte da Barca vai dispor entre os dias 16 e 31 de um centro de testagem à Covid-19, que funcionará na Casa da Cultura, para reforçar a segurança da população durante a época de Natal, foi hoje divulgado.
© PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images
País Covid-19
Contactado hoje pela agência Lusa, o presidente da Câmara daquele concelho do distrito de Viana do Castelo explicou que a decisão de instalar o centro de testagem resultou da dificuldade no acesso da população ao despiste da doença causada pelo vírus SARS-CoV-2.
Augusto Marinho acrescentou também ser "importante reforçar" a prevenção na época natalícia por ser um dos períodos do ano "escolhido pelos emigrantes para visitarem as famílias".
"Estamos a contar com a vinda dos nossos emigrantes e este centro de testagem vai permitir garantir o acesso da população a locais em que o teste é obrigatório apresentar e, ao mesmo tempo, que [os testes] são realizados em condições de segurança", acrescentou o autarca social-democrata.
Segundo Augusto Marinho, atualmente, "existem constrangimentos na realização dos testes quer em farmácias, quer em laboratórios".
O centro de testagem, que será feita através de testes rápidos de antigénio, vai funcionar de segunda-feira a domingo, entre as 14:00 e as 18:00, com exceção dos dias 17,18 e 23, em que encerrará às 23:00.
A testagem será gratuita para a população no âmbito da medida nacional que prevê quatro testes rápidos comparticipados pelo Governo até ao fim do mês.
A covid-19 provocou pelo menos 5.270.700 mortes em todo o mundo, entre mais de 266,54 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.587 pessoas e foram contabilizados 1.177.706 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.
Uma nova variante, a Ómicron, classificada como "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em 57 países de todos os continentes, incluindo Portugal.
Leia Também: Saúde Pública começou testagem de alunos na região de Leiria
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com