As reuniões associadas ao período de festas devem ser "realizadas com grupos mais pequenos, idealmente pertencentes à mesma bolha familiar/social" e em espaços "amplos" e "ventilados", recomendou esta sexta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS) em comunicado.
"A atual situação epidémica da infeção por SARS-CoV-2 implica que todos ponderem o risco a que podem estar expostos nas suas atividades diárias, nomeadamente no período de festas que se avizinha", começam por referir as autoridades, que apelam "a todos que festejem em segurança e com responsabilidade".
A DGS recomenda ainda a manutenção do uso de máscara sempre que não se estiver a consumir bebidas ou alimentos e indica que, quando assim for, se deve mander o "devido distanciamento entre os convidados, aplicando medidas simples, como a utilização de mais do que uma mesa, sempre que possível".
A DGS destaca ainda a realização de testes à Covid-19 como medida de precaução antes destes encontros e recorda que o plano de vacinação continua a decorrer.
"No caso de nunca ter sido vacinado ou vacinada, agende a sua vacinação. A evidência científica demonstrou quea vacina é a medida mais eficaz para reduzir as complicações associadas à infeção por SARS-CoV-2", conclui o comunicado.
A população deve ainda manter-se atenta a qualquer sintoma. Nesse caso, "isole-se e contacte imediatamente o SNS 24 (808 24 24 24)".
[Notícia atualizada às 09h31]
Leia Também: AO MINUTO: Ómicron com "ritmo feroz"; Líderes mundiais apelam à vacinação