Dezembro foi o mês em que se realizaram mais testes à Covid-19, dá conta, este domingo, o Instituto Ricardo Jorge.
O mês ainda não chegou ao fim e foram realizados já 2.264.893 testes de diagnóstico, dos quais cerca de 760 mil são TAAN/PCR e mais de 1,5 milhões são testes rápidos de antigénio de uso profissional(TRAg).
Na semana passada foi batido o recorde máximo de testes realizados numa semana. Sexta-feira, 17 de dezembro, foi o dia com mais testes feitos: 227 mil.
O anterior máximo de testagem mensal tinha sido estabelecido em julho deste ano, com 2.031.649 testes efetuados, valor que foi agora ultrapassado em apenas 17 dias.
Desde o início do mês, Portugal registou números de testagem diária superiores a 100 mil testes.
Esta instituição acredita que estes números são o resultado das medidas decorrentes da Resolução do Conselho de Ministros de 27 de novembro, e nas quais se inclui a necessidade de apresentação de teste negativo para SARS-CoV-2 no acesso a determinados serviços ou locais, bem como o aumento de pontos de testagem em todo o país.
Recorde-se que desde 19 de novembro os testes efetuados nos laboratórios e farmácias aderentes voltaram a ser gratuitos, uma medida que abrange, agora, toda a população (quatro testes gratuitos por mês) e que pretende reforçar a proteção da saúde pública e o controlo da pandemia. Esta medida vigora, pelo menos, até ao dia 31 de dezembro.
[Notícia atualizada às 10h41]
Leia Também: Cerca de 80% da rede de laboratórios realiza testes rápidos gratuitos