A Polícia Judiciária (PJ), com a colaboração da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Vila Franca de Xira, deteve, esta segunda-feira, um homem, estrangeiro, com 30 anos, por existirem contra ele fortes indícios da prática de um crime de homicídio qualificado, na forma tentada, "com uso de arma de fogo e de detenção e uso de arma proibida".
Os factos ocorreram no interior de uma discoteca no concelho de Sobral de Monte Agraço, no passado dia 20 de novembro, e a vítima é um agente da PSP de folga.
"O homicídio tentado ocorreu por execução de disparo de arma de fogo, sobre um agente da Polícia de Segurança Pública, com 35 anos de idade, o qual, no momento da prática dos factos graves sob investigação, não se encontrava em serviço", explica a PJ num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
De acordo com a PJ, os factos ocorreram na "sequência de altercação entre o agressor e a vítima, no decurso da qual, o agressor foi colocado no exterior do estabelecimento de diversão, por parte dos serviços de segurança privada deste".
Instantes depois, "o agressor forçou a entrada no mesmo estabelecimento e, munido de uma arma de fogo, executou dois disparos, um dos quais atingiu a vítima a muito curta distância, provocando-lhe ferimentos graves que careceram de intervenção cirúrgica urgente, em meio hospitalar".
Depois de ter perpetrado o crime, o suspeito "ausentou-se da residência e dos locais habituais de contacto, numa trajetória nítida de fuga às autoridades policiais, mercê do crime grave praticado."
Agora detido e presente ao Tribunal de Instrução Criminal de Torres Vedras, viu-lhe ser aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
[Notícia atualizada às 12h30]
Leia Também: PSP fora de serviço baleado em estabelecimento de diversão noturna