A partir desta sexta-feira, as pessoas com 50 ou mais anos já podem ser vacinadas sem agendamento prévio, através da modalidade Casa Aberta, foi hoje anunciado.
Assim, quem já tenha completado o esquema vacinal contra a Covid-19 há, pelo menos, 150 dias, e não tenha sido infetado pelo SARS-CoV-2 durante, também, 150 dias, pode agora dirigir-se a qualquer centro de vacinação e ser inoculado com a dose de reforço, sem marcação.
Esta modalidade está também disponível para as pessoas com 30 ou mais anos vacinadas com a vacina da Janssen há, pelo menos, 90 dias.
Recorde-se que o pedido de senha digital para aceder ao regime de Casa Aberta é exclusivo para grupos prioritários, que devem comprovar a sua atividade profissional no ato de vacinação. São eles:
- Profissionais da Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia Judiciária (PJ) e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF);
- Comunidade Universitária (Estrutura Docente e Apoio);
- Estudantes dos cursos de saúde;
- Magistrados e sistema judicial;
- Pessoas com comorbilidades, elegíveis para este fase da vacinação, portadoras de declaração médica.
Para o efeito, os utentes devem preencher o formulário e solicitar uma senha para o dia em que pretenderem ser vacinados. O respetivo número e hora prevista serão, posteriormente, enviados para o número de telemóvel registado.
[Notícia atualizada às 18h14]
Leia Também: Casa aberta para magistrados, sistema judicial e estudantes da saúde