A vacinação contra a gripe abrange, a partir de hoje, as pessoas com mais de 50 anos, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O alargamento, que já foi comunicado às Administrações Regionais de Saúde, tem efeito imediato, adianta a nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
O organismo justifica que a medida tem caráter excecional, devido ao contexto epidemiológico que se faz sentir em Portugal, "numa altura em que as temperaturas se mantêm baixas" e a maior parte da população vulnerável e prioritária já está vacinada.
Nesse sentido, quem tenha mais de 50 anos poderá, agora, recorrer à modalidade Casa Aberta, com senha digital, ou através do autoagendamento no portal do Serviço Nacional da Saúde (SNS) criado para o efeito.
"Os centros de saúde e as Unidades de Saúde Familiares terão ainda um reforço no stock de mais vacinas, de forma a poderem vacinar pessoas pertencentes a grupos de risco sem necessidade de prescrição médica", lê-se no comunicado.
Recorde-se que, em dezembro, a vacinação contra a gripe foi alargada às pessoas entre os 60 e os 64 anos, "grupo a quem já estava recomendada a vacinação, mas que tinha de adquirir a vacina na farmácia".
Desde o dia 1 de setembro de 2021, Portugal já administrou 2.535.727 vacinas contra a gripe, 484.826 das quais em farmácias. No último dia, mais 3.261 pessoas foram inoculadas.
[Notícia atualizada às 19h11]
Leia Também: Mais de 81 mil pessoas receberam a dose reforço nas últimas 24 horas