Segundo informação disponibilizada na página da Diocese de Leiria-Fátima na internet, "pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudato Si'".
"A disciplina tem a designação de 'Cuidar da Terra, cuidar dos outros' e será lecionada por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum, que congrega instituições, organizações, obras, movimentos da igreja católica e de outras igrejas cristãs, bem como pessoas a título individual que se propõem a contribuir para o aprofundamento e difusão dos temas relacionados com a ecologia integral", acrescentou a nota.
O Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC) da Diocese de Leiria-Fátima, que organiza a EDRE, informou que a disciplina terá oito sessões, ao ritmo de duas por mês, prolongando-se até 17 de maio.
"Estamos todos despertos para a urgência na mudança de hábitos mais sustentáveis que contribuam para um cuidado pela terra que habitamos, não podendo nunca dissociar a questão ambiental da questão humana. A isto chamamos Ecologia Integral", acrescentou o CCFC, sublinhando a necessidade "de uma conversão ecológica que ganhe sentido numa espiritualidade também ela ecológica, numa relação Criação-Criador".
De acordo com o CCFC, um dos objetivos da disciplina é "explorar os desafios deixados pelo Papa e refletir sobre as questões por ele abordadas, que se dividirá em dois momentos: estudo e reflexão, e foco de conversão ecológica".
"O que está a acontecer à nossa casa", "A Raiz Humana da Crise Ecológica", "Uma Ecologia Integral", "Educação e Espiritualidade Ecológicas" e "Ecologia Integral, o que mudou em nós!" são alguns dos módulos previstos no programa da disciplina.
As aulas são ministradas nas instalações do Seminário Diocesano de Leiria.
Leia Também: Recebida queixa de abuso ocorrido há mais de 30 anos por padre no ativo