Com "poucos milhares" de agendamentos nas crianças, DGS apela aos pais
Este fim-de-semana será dedicado exclusivamente à vacinação de crianças entre os cinco e os onze anos.
© DGS
País Covid-19
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, apelou esta quinta-feira aos pais e educadores para que agendem as primeiras doses dos seus filhos, tendo em conta o reduzido número de agendamentos.
Em entrevista à Renascença, Graça Freitas disse que "temos poucos milhares de crianças inscritas para vacinação" e há urgência em vacinar mais crianças.
Queremos fazer aqui um apelo aos pais e aos educadores que ainda não vacinaram as suas crianças com a 1.ª dose - e não estão, neste momento, a recuperar de Covid, porque essas não podem ser vacinadas - que as vacinem”, pediu a diretora-geral da Saúde.
Este fim-de-semana será dedicado exclusivamente à vacinação de crianças entre os cinco e os onze anos. Cerca de 95 mil crianças desta faixa etária já receberam a primeira dose.
Graça Freitas reiterou que a vacinação é seguro, tendo passado "pelo crivo inicial das duas maiores agências do medicamento reguladoras" e pelas "grandes sociedades científicas da pediatria, uma europeia e uma americana".
O país continua a registar dezenas de milhares de novos casos, todos os dias, e a diretora vincou que os casos de doença ocorrem em grande número nos mais novos. "Ainda estamos num período epidémico, ainda há muitos casos de doença entre as crianças e comparando a gravidade da doença com os pouquíssimos efeitos secundários da vacina vale a pena vacinar", concluiu.
Leia Também: Levantamento das restrições em fevereiro? "É possível", diz Filipe Froes
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com