PJ recupera obra de João Rendeiro de armazém em Alcabideche

Trata-se de uma escultura de um de autor desconhecido, denominada 'Venezianischer Mohr'.

Notícia

© Global Imagens

Tomásia Sousa
04/02/2022 09:10 ‧ 04/02/2022 por Tomásia Sousa

País

Caso BPP

A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, localizou e recuperou uma das obras do antigo dono do BPP, João Rendeiro.

Trata-se de uma escultura de um autor desconhecido, denominada “Venezianischer Mohr (mouro veneziano), que se encontrava num armazém em Alcabideche, e que foi encontrada após uma busca não domiciliária naquele local.

Segundo um comunicado da PJ, a obra agora recuperada, e que se encontrava desencaminhada, "faz parte do acervo de obras de arte apreendidas a João Rendeiro, no âmbito de inquérito no qual se encontra condenado numa pena de 10 anos de prisão efetiva, pela prática de crimes de fraude fiscal qualificada, abuso de confiança qualificado e branqueamento".

Já em outubro, quando a PJ tentou recuperar as 124 obras de arte que estavam à guarda da mulher do antigo banqueiro, a peça não foi encontrada na Quinta Patino, em Cascais.

Recorde-se que a mulher de João Rendeiro era fiel depositária dos quadros arrestados ao ex-banqueiro, considerando o tribunal que esta sabia das falsificações e do desvio das obras.

Maria de Jesus Rendeiro está em prisão domiciliária com pulseira eletrónica e indiciada pelos crimes de desobediência, descaminho, branqueamento de capitais e de falsificação de documento. Foi detida no âmbito da operação D'Arte Asas dirigida pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal e executada pela Polícia Judiciária.

Esta semana, a Polícia Judiciária informou estar a executar o arresto do património de Rendeiro em Cascais e noutros locais, numa altura em que o ex-banqueiro continua detido na África do Sul, onde aguarda a decisão do processo de extradição para Portugal.

Ao longo dos últimos dias, a imprensa nacional tem dado conta de alguns dos bens já apreendidos na casa da família, entre os quais obras de arte, louças e outros bens de valor. O património deverá agora ser vendido a favor dos lesados do BPP.

[Notícia atualizada às 09h32]

Leia Também: Quinta Patino. PJ apreende todos os bens da família Rendeiro

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas