O presidente da Junta de Freguesia de Quintiães e Aguiar, em Barcelos, criou um pequeno vídeo onde ensina a fazer uma armadilha para vespas asiáticas, de modo a evitar novos vespeiros e combater a praga.
Num registo entre a seriedade e o humor, o autarca começa por explicar que a primeira fase do processo passa por fazer "dois furos num garrafão de água" de cinco litros. Para tal, usa uma pressão de ar.
"Depois, colocamos dois tubinhos, um de cada lado, nesses mesmos furos que fizemos há pouco e pegamos em tinta amarela para atrair as mesmas [as vespas] e pintamos junto ao orifício", explica, mostrando uma das armadilhas "já pronta".
Dentro destas, será "colocado um atrativo" antes de serem espalhados "em árvores e sítios estratégicos da nossa União de Freguesias", adianta nas mesmas imagens.
No fim, é dada a 'receita' para o tal 'atrativo' que deve ser inserido no interior do garrafão. Este é composto por 50 gramas de fermento de padeiro, um quilo de açúcar e 1,5 litros de água. São necessários, depois, "dois a três dias de fermentação".
Veja, em baixo, as imagens, divulgadas pelo jornal O Minho.
Leia Também: Vespas asiáticas? GNR explica como identificar espécie e ninhos