Partiu de Lisboa com destino a Bucareste, esta segunda-feira, um voo humanitário de apoio à Ucrânia, informa uma nota da Polícia de Segurança Pública (PSP) na rede social Facebook.
O voo transportava "200 kg de material médico, bem como equipas adstritas ao INEM", pode ler-se.
"A Polícia de Segurança Pública marcou presença ao criar uma zona demarcada de segurança durante a realização de todas as diligências de carga do avião", informa ainda a missiva.
Portugal tem aderido em força à onda de solidariedade mundial para com a Ucrânia. Um dos projetos é a We Help Ukraine e o Presidente da República declarou hoje o seu apoio à plataforma.
A plataforma global destina-se a "ligar pessoas a precisar de ajuda na Ucrânia, ou em fuga, com pessoas e organizações que podem fornecer apoio", afirmam os seus promotores.
A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças, segundo Kiev. A ONU deu conta de mais de 100 mil deslocados e mais de 660 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldávia e Roménia.
Leia Também: Rui Pinto denuncia que oligarca russo voou em jato português