A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, em flagrante delito, três menores, suspeitos da prática de um crime de roubo, na freguesia do Parque das Nações, em Lisboa.
Segundo revela o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, num comunicado recentemente divulgado, a detenção ocorreu no passado dia 3 de março, pelas 15h00. A vítima encontrava-se a passear quando foi interpelada pelos suspeitos, dois de 14 anos e um de 15.
Dois dos menores obrigaram a vítima, "mediante coação e ameaça à sua integridade física", a entregar o seu telemóvel pessoal, "permanecendo o terceiro suspeito a vigiar as imediações enquanto a ação criminosa decorria".
A vítima, "assim que teve oportunidade, contactou um meio auto da Polícia que se encontrava em policiamento preventivo naquela zona, dando-lhes a conhecer o sucedido e prestando informações cruciais que permitiram intercetar, minutos depois, os suspeitos num local ainda próximo do local onde aconteceu o roubo", revela a força de segurança.
Os adolescentes ainda tentaram fugir, mas foram perseguidos pelos polícias, que acabaram por intercetá-los. O telemóvel roubado foi encontrado "num caixote do lixo para onde foi lançado durante a tentativa e trajeto de fuga".
Os menores foram detidos em flagrante delito "nos termos da Lei Tutelar Educativa, sendo transportados para a subunidade policial a fim de serem sujeitos aos devidos procedimentos legais, destacando-se a leitura dos seus direitos, e o contacto com os seus pais", sublinha a PSP.
Por serem menores, os suspeitos foram entregues aos progenitores, tendo estes sido notificados para comparecer, no Juízo de Família e Menores do Tribunal da Comarca de Sintra, "dado serem todos moradores naquele concelho, a fim de serem sujeitos e medidas cautelares e urgentes no quadro tutelar educativo".
Leia Também: PSP assinala Dia da Mulher: Mais de 2.000 integram autoridade