Bolieiro com esperança na retoma do turismo apesar da "incerteza"

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse hoje que tem "esperança" na retoma turística da região no próximo verão, apesar do tempo de "incerteza" provocado pela guerra na Ucrânia.

Notícia

© PSD/Açores

Lusa
16/03/2022 13:25 ‧ 16/03/2022 por Lusa

País

Açores

 

Após uma audiência com o embaixador da Alemanha, Martin Ney, na sede da Presidência, em Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro expressou o "desejo" de que no próximo verão "haja uma retoma" do turismo no arquipélago.

"Temos esperança relativamente a esta retoma. Não posso ter, neste tempo de muitas incertezas, qualquer certeza sobre os resultados", afirmou aos jornalistas.

O líder do executivo regional (PSD/CDS-PP/PPM) disse esperar que a região "regresse aos melhores resultados de sempre" nos indicadores turísticos, referindo-se aos números de 2019, quando os Açores ultrapassaram as três milhões de dormidas.

"Que 2022 seja um arranque de retoma positiva para regressar aos melhores resultados de sempre, que, naturalmente, foram os de 2019. Mas obviamente que queremos fazer isso em progresso", declarou.

Bolieiro ressalvou que os fluxos turísticos na próxima época alta são uma "incógnita" devido à guerra na Ucrânia.

"É sempre uma incógnita. Por um lado, até pode ser uma vantagem competitiva, uma vez que estamos num território distante do cenário e do teatro de guerra. Mas, por outro lado, também pode ser inibidor pelo facto de estarmos numa guerra na Europa", afirmou.

O líder do executivo enalteceu ainda a presença dos Açores na Bolsa de Turismo na Lisboa (BTL), que arrancou hoje, considerando tratar-se de uma presença "absolutamente essencial" para promover a região como "destino turístico para a retoma pós-pandémica".

"A ausência da região numa feira com essas características como é a BTL seria imperdoável. Não podíamos senão marcar presença na BTL Lisboa e muito fortemente em particular quando estamos a procurar uma retoma das atividades e de todos os negócios", assinalou.

A propósito da audiência com o embaixador da Alemanha, Bolieiro destacou que o governo açoriano quer promover a região como "uma ideia de desenvolvimento sustentável", considerando que os "alemães têm especial sensibilidade" para as questões ambientais.

Martin Ney elogiou a taxa de vacinação contra a covid-19 nos Açores, um fator "importante para as pessoas visitarem as ilhas maravilhosas".

"Ambos partilhamos a convicção de que a afinidade pela natureza é um ponto forte para atrair turismo para os Açores", afirmou.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 691 mortos e mais de 1.140 feridos, incluindo algumas dezenas de crianças, e provocou a fuga de cerca de 4,8 milhões de pessoas, entre as quais três milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Leia Também: BTL é "espaço de reencontro" após dois anos de pandemia "sofridos"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas