Ofensiva russa na Polónia, Bálticos e Cazaquistão? "Isto é só o início"

Podoliak indica que "isto é só o início" e que a possibilidade de uma ofensiva russa sobre estes três 'alvos' foi afirmada pelo membro do parlamento russo Savostyanov.

Notícia

© Emin Sansar/Anadolu Agency via Getty Images

Marta Ferreira
25/03/2022 22:56 ‧ 25/03/2022 por Marta Ferreira

País

Guerra na Ucrânia

O conselheiro presidencial da Ucrânia, Mykhailo Podoliak, disse esta sexta-feira numa publicação feita no Twitter que a Polónia, Estados Bálticos e Cazaquistão poderão ser os próximos alvos de Putin, sob pretexto de uma "operação especial militar global sobre desmilitarização e desnazificação". 

Podoliak indica que "isto é só o início" e que a possibilidade de uma ofensiva russa sobre estes três 'alvos' foi afirmada pelo membro do parlamento russo Savostyanov.

"É apenas o começo. A Rússia francamente promete que vai ter muito sangue europeu", acrescenta ainda o conselheiro do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensy.

A invasão russa chegou esta sexta-feira ao 30.º dia. Foi condenada pela generalidade da comunidade internacional e desde que começou já morreram, pelo menos, 1.081 civis, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). O número real, estima a ONU, será, no entanto, muito maior. 

Recorde-se que as forças de inteligência da Ucrânia relataram esta quinta-feira que a Rússia quereria terminar a guerra até dia 9 de maio, um dia envolto em simbolismo. 

O dia 9 de maio foi do Dia da Vitória Soviética sobre a Alemanha Nazi na II Guerra Mundial.

Leia Também: Autoridades europeias acusam Rússia de "roubar" aviões no estrangeiro

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas