Zelensky aceitou convite e discursará na Assembleia da República

A participação do presidente ucraniano será feita por videochamada. Será o primeiro primeiro chefe de Estado de um país a fazê-lo no Parlamento nacional.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
07/04/2022 12:03 ‧ 07/04/2022 por Notícias ao Minuto

País

Ucrânia

Volodymyr Zelensky aceitou o convite feito pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para discursar na Assembleia da República, confirmou o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, através das redes sociais.

"Recebi esta manhã a senhora embaixadora da Ucrânia em Lisboa que me transmitiu a disponibilidade do presidente Volodymyr Zelensky para participar numa sessão da Assembleia da República", escreveu Santos Silva, acrescentando que a data será confirmada posteriormente.

A informação já tinha sido avançada pela TSF e confirmada, também, pelo Expresso.

Sublinhe-se que a Conferência de Líderes aprovou o convite ao presidente ucraniano para discursar na Assembleia da República, o que se espera que venha a acontecer entre 18 e 22 deste mês.

Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, havia esclarecido, esta quinta-feira de manhã,  no programa da TSF e do DN 'Em Alta Voz', que, "formalmente, o convite é realizado por dois impulsos: do Presidente da República de Portugal, porque se trata de convidar o Presidente da República de um país estrangeiro; e do presidente da Assembleia da República, porque se trata de convidar esse Presidente para participar numa sessão da Assembleia da República".

Augusto Santos Silva divulgou ainda que foi informado pela embaixadora da Ucrânia acerca da aceitação do Presidente Zelensky.

Embora o PAN tenha adiantado, na passada quarta-feira, que a sua proposta tinha sido aprovada por unanimidade, mais tarde a porta-voz da conferência de líderes, Maria da Luz Rosinha, contrariou esta versão e adiantou que a proposta de sessão parlamentar por videoconferência com o Presidente da Ucrânia teve a oposição do PCP.

De recordar que, 16 de março, no final da anterior legislatura, o PAN propôs ao então presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, através de ofício, a organização de "uma sessão solene de boas-vindas", na Comissão Permanente do parlamento ao Presidente da Ucrânia.

No documento, o partido de Inês Sousa Real invocou participações do chefe de Estado ucraniano via de videoconferência, apontando como exemplos as sessões realizadas no Parlamento Europeu, nos parlamentos da Alemanha e Itália, na Câmara dos Comuns do Reino Unido, no Congresso dos Estados Unidos da América e na Câmara dos Comuns do Canadá.

Zelensky vai, então, tornar-se no primeiro chefe de Estado de um país a discursar por videoconferência no nosso Parlamento. De recordar que o chefe de Estado ucraniano tem vindo a intervir em Assembleias de diversos países, assim como nas Nações Unidas e nos prémios Grammy. 

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.563 civis, incluindo 130 crianças, e feriu 2.213, entre os quais 188 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra já causou um número indeterminado de baixas militares e a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, das quais 4,2 milhões para os países vizinhos.

[Notícia atualizada às 12h59]

Leia Também: Programa começa a ser debatido em sessão na AR aberta por Costa

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas