O Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, testou positivo à Covid-19. A informação foi divulgada, esta terça-feira, pelo próprio através de uma publicação na rede social Twitter, onde dá conta de que tem "apenas sintomas muito ligeiros" e de que, pelo facto de estar infetado, passará "esta semana toda em teletrabalho".
Na mesma publicação, o responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros dá ainda conta de que o facto de ter sido infetado com o vírus "serve para recordar que o vírus continua connosco, e que temos de continuar atentos".
Por ter testado positivo ao novo coronavírus, João Gomes Cravinho fica assim impedido de marcar presença em eventos presenciais durante, pelo menos, os próximos sete dias.
Passo esta semana toda em teletrabalho, por ter testado positivo à Covid. Felizmente tenho apenas sintomas muito ligeiros, mas serve para recordar que o vírus continua connosco, e que temos de continuar atentos.
— João Cravinho (@JoaoCravinho) April 19, 2022
Esta é já a segunda vez que o agora Ministro dos Negócios Estrangeiros é infetado pela doença - visto que, em janeiro do ano passado, tinha também testado positivo à Covid-19. Nessa altura, quando ainda ocupava o cargo de Ministro da Defesa Nacional, tinha também apresentado apenas sintomas ligeiros.
Na semana passada, o Ministro dos Negócios Estrangeiros viajou até Angola em representação do país, naquela que foi a sua primeira visita oficial ao estrangeiro.
A atual norma de isolamento da Direção-Geral da Saúde (DGS) diz que, após testar positivo ao novo coronavírus, qualquer indivíduo deve ficar durante, pelo menos, sete dias em isolamento, caso não apresente sintomas, ou os mesmos sejam apenas ligeiros, e "não se agrave a situação clínica". Em caso de sintomatologia grave ou moderada, o período de isolamento deve ser de, pelo menos, 10 dias.
[Notícia atualizada às 19h01]
Leia Também: Negócios Estrangeiros. Ministro inicia hoje visita de dois dias a Angola