Açores. Resgatado inglês de 79 anos que necessitava de assistência médica
O resgate foi efetuado pela aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa.
© Força Aérea
País Resgate
A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), coordenou o resgate de um passageiro de 79 anos, de nacionalidade inglesa, que se encontrava a bordo do navio de passageiros 'Wonder of the Seas', informa o referido ramo das Forças Armadas através de uma publicação no seu site oficial.
O navio, com bandeira das Bahamas, encontrava-se a navegar a cerca de 423 milhas náuticas (783 quilómetros) a sul da Ilha de São Miguel.
O resgate teve início pelas 12h17 de quarta-feira, 27 de abril, tendo o passageiro sido avaliado pela equipa médica de bordo - que diagnosticou uma valvuloplastia com episódios de desmaio. De seguida, foi identificada a "necessidade urgente de resgate para assistência médica-hospitalar", informa a Marinha Portuguesa.
O resgate foi efetuado pela aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa, que transportou a paciente para o Aeroporto das Lajes, na Ilha Terceira, onde aterrou às 23h50 (hora dos Açores) de quarta-feira. O paciente seria, posteriormente, transferido para uma unidade hospitalar.
Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o MRCC Lisboa, o CODU-MAR, um helicóptero EH-101, uma aeronave C-295 da FAP, uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, explica ainda o referido ramo das Forças Armadas.
Leia Também: Força Aérea celebra protocolo para utilização de biocombustível
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com