A Polícia Judiciária (PJ) confirmou, na manhã desta quinta-feira, a detenção, na zona do Algarve, de Callum Halpin, de 27 anos, suspeito de um homicídio em 2018, tal como noticiado inicialmente pelo jornal Manchester Evening News.
Em comunicado enviado às redações, a PJ apontou que localizou e deteve "um cidadão estrangeiro, em cumprimento de um mandado de detenção internacional, emitido pelas autoridades judiciárias do Reino Unido".
Em causa está, efetivamente, um homem de 27 anos, "suspeito da prática dos crimes de homicídio consumado e tentativa de homicídio", referiu ainda a PJ. Factos que remontam a 2018, sendo o jovem "suspeito de ter baleado mortalmente, na via pública, um homem conotado com o tráfico de estupefacientes". Nesse mesmo momento, terá ainda alvejado a tiro um outro homem - "que, apesar de ferido gravemente, não morreu".
O indivíduo, de acordo com a PJ, foi já presente ao Tribunal da Relação de Évora, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva. A autoridade judiciária confirmou ainda o facto do indivíduo fazer "parte da lista dos criminosos mais procurados pelo Reino Unido" - e, por isso, encontra-se a aguardar a extradição.
O jornal Manchester Evening News tinha noticiado recentemente que Callum Halpin tinha sido detido pelo homicídio de Luke 'Tank' Graham, pai de duas crianças, em Tameside, há cerca de quatro anos. A Polícia da Grande Manchester explicou, a este propósito, que Halpin foi declarado suspeito em julho de 2018 e, no início de 2022, o nome do suspeito foi adicionado à lista dos mais procurados do Reino Unido.
Leia Também: Homem 'apanhado' em flagrante a furtar por polícia fora de serviço