MP abre investigação a morte de bebé de dois anos após ter alta em Loures

Teo, de dois anos, morreu após ter tido alta clínica do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa.

Notícia

© ShutterStock

Márcia Guímaro Rodrigues
15/01/2025 18:05 ‧ há 3 horas por Márcia Guímaro Rodrigues

País

Loures

O Ministério Público (MP) abriu uma investigação ao caso do bebé de dois anos que morreu no sábado passado à porta de casa, em Loures, após ter tido alta clínica do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa. A notícia foi avançada pela CNN Portugal e confirmada pelo Notícias ao Minuto.

 

"Confirma-se a instauração de inquérito", adiantou fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Notícias ao Minuto.

O bebé, Teo, deu entrada no serviço de urgência do Hospital Dona Estefânia na passada quarta-feira, 8 de janeiro, com febre, diarreia e vómitos e, segundo os pais, teve alta clínica sem ter feito qualquer exame, revelou a CNN Portugal.

Já na manhã de sexta-feira, 10 de janeiro, Teo voltou a sentir-se mal e os pais ligaram para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), mas a criança acabou por morrer antes da chegada dos serviços de emergência.

Ao Notícias ao Minuto, o INEM confirmou "a assistência médica pré-hospitalar prestada" na situação em causa, "através dos Bombeiros Voluntários de Sacavém, VMER de São José e, mais tarde, da equipa de psicólogos do INEM, acionados na sequência de um pedido de ajuda recebido no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) às 14h33".

Bebé de 2 anos morre em Loures após alegadas dificuldades na triagem

Bebé de 2 anos morre em Loures após alegadas dificuldades na triagem

Teo tinha estado no hospital, mas teve alta hospitalar. Pais acusam o 112 de "deboche" e dizem que ambulância demorou a chegar.

Notícias ao Minuto | 12:26 - 15/01/2025

Já a CNN Portugal revelou que "houve dificuldades de comunicação" e que o pai acabou por desligar a chamada. Posteriormente, o INEM conseguiu entrar em contacto com a mãe de Teo, que relatou que este estava com vómitos e diarreia, mas só depois de terem sido feitas várias questões é que a mulher informou o técnico que o bebé "estava a ficar pálido e com dificuldades respiratórias" descrição que o levou a acionar a ambulância, às 14h53.

A viatura dos bombeiros chegou às 15h00, sete minutos depois de ter sido acionada. A mãe estava com o filho ao colo, na via pública e ao telefone com o INEM. De imediato foi iniciado o suporte básico de vida, mas o óbito foi declarado no local.

Ao Notícias ao Minuto, o INEM revelou que o "óbito do bebé foi verificado no local" e foi também "acionada a autoridade".

Leia Também: Mulher colhida mortalmente por viatura quando seguia de bicicleta

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas