A Câmara Municipal de Sintra aprovou diversos protocolos com entidades e Corporações de Bombeiros, de forma a assegurar meios e recursos que permitam a defesa da floresta e da Serra de Sintra contra incêndios em 2022.
"Estamos a fazer tudo aquilo que podemos para proteger a nossa serra dos incêndios florestais", revelou o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, frisando que o município "não se demite das suas prioridades e obrigações".
O presidente da autarquia esclareceu também que os protocolos agora aprovados são "um exemplo de colaboração pluridisciplinar para defender um bem maior que á a nossa Serra de Sintra e salvaguardar património também da humanidade". Entre eles está o de colaboração com a Parques de Sintra-Monte da Lua (PMSL), a Planbelas e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Belas.
De acordo com a autarquia, foi ainda aprovado um contrato interadministrativo com a Guarda Nacional Republicana (GNR), bem como e um protocolo de colaboração com o Município de Sintra e a PMSL para proteção civil e defesa florestal contra incêndios.
A Câmara de Sintra compromete-se assim a garantir "os meios destinados à comparticipação nos custos dos recursos humanos e materiais que integram o comando permanente de operações".
Leia Também: Linhagem BA.5 responsável por 37% dos casos de Covid-19