Covid-19. Onde continua a ser preciso usar máscara?
São ainda alguns os casos onde a utilização continua a ser exigida.
© Shutterstock
País Covid-19
A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) informaram, esta quarta-feira, que a partir do próximo dia 16 de maio vão deixar de recomendar o uso obrigatório de máscara nos aeroportos, bem como nos voos dentro da União Europeia (UE).
Mas apesar de, tanto a nível nacional, como internacional, se ter vindo a registar um alívio desta medida, é importante notar que, em território nacional, o recurso à máscara continua a ser exigido em algumas situações.
De acordo com as medidas aprovadas em sede de Conselho de Ministros, a 21 de abril, o uso de máscara ou viseira é obrigatório para pessoas com idade superior a 10 anos, nomeadamente, nos transportes coletivos de passageiros. Neste grupo inserem-se, por exemplo, os táxis ou TVDE's, os autocarros e, também, os aviões. É, por isso, preciso aguardar para ver se o governo português alivia o uso de máscara no âmbito da circulação aérea.
Ainda precisa de máscara nos transportes públicos, hospitais e outros serviços de saúde, lares e instituições de acolhimento. #Saúde #SNS #DGS #UmconselhodaDGS #COVID19PT @DGSaude pic.twitter.com/6YQbvIJr3L
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) May 11, 2022
Por outro lado, também nos lares e estruturas residenciais, tal como nos estabelecimentos de saúde (farmácias, centros de saúde e unidades hospitalares), ainda continua a ser exigido o uso deste equipamento de proteção individual.
Ou seja, locais onde, anteriormente, era exigido o uso da máscara, como os estabelecimentos de ensino, espaços comerciais, recintos desportivos e salas de espetáculos e eventos, já não estão, portanto, sujeitos a esta regra.
No entanto, todas as pessoas que, sendo um caso confirmado de Covid-19, necessitem de sair do seu local de isolamento, deverão também ainda máscara até ao 10.º dia após a data do início de sintomas ou do teste positivo.
As autoridades recomendam ainda que todos aqueles que tenham contactados com casos confirmados da doença devem utilizar a máscara durante 14 dias após a data da última exposição.
Leia Também: Máscaras deixam de ser recomendadas em aeroportos e voos da UE
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com