Os dados mais recentes divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) mostram que a pandemia de Covid-19 está a voltar a intensificar-se em Portugal, com um aumento de novos casos. Na segunda-feira, o país registou um total de 33.939 infeções – o valor mais elevado desde 8 de fevereiro.
É de realçar que Portugal só tinha registado números diários de novos casos superiores a este no final de janeiro, quando foi atingido o recorde de 65.907 diagnósticos positivos, naquela que foi denominada a quinta vaga da pandemia.
Sublinhe-se que os especialistas já tinham alertado para o facto de se esperar uma sexta vaga. Na semana passada, o relatório do grupo de trabalho do Instituto Superior Técnico (IST) que acompanha a evolução da Covid-19 em Portugal indicava que “a possibilidade de uma sexta vaga” estava “a desenhar-se de forma muito intensa”.
A avaliação indicava ainda que a eliminação do uso de máscaras “parece ter tido um efeito muito acentuado na subida de casos atual” e que estaria a provocar um “excesso de contágios” em “ambiente laboral”.
Recorde-se que as pessoas com mais de 80 anos e os residentes em lares começaram esta semana a ser vacinados com a segunda dose de reforço.
Leia Também: Se forem treinados, cães conseguem detetar vírus da Covid-19