Quarenta e dois militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), integrados na Reserve Formed Police Unit (RFPU) da EUROGENDFOR - projetada em reforço da missão EULEX Kosovo - foram condecorados com a Medalha da Missão, devido ao serviço que tem vindo a ser executado desde a projeção a 18 de março de 2022.
Em comunicado, esta quinta-feira enviado às redações, a autoridade refere que a cerimónia foi presidida pelo primeiro-ministro do Kosovo e “contou com a presença do Brigadeiro-General Paulo Silvério, Comandante da Unidade de Intervenção da GNR, e demais entidades nacionais e internacionais”.
A ‘Medal Parade’ foi atribuída aos militares da RFPU, que inclui, além da GNR, militares da Gendarmerie Nationale francesa.
Na nota, a GNR lembra que, “no âmbito dos compromissos internacionais assumidos pelo Estado Português, nomeadamente no quadro da Política Comum de Segurança e Defesa (PCSD) da União Europeia (UE), disponibilizou militares, através da EUROGENDFOR, para integrar a primeira unidade constituída de reserva, projetada em reforço da Gestão Civil de Crises da UE”.
“A RFPU é comandada por um Oficial da GNR, apoiado com uma componente de Apoio ao comando e contando ainda com militares de diversas especialidades da GNR, em particular das valências de ordem pública, operações especiais e inativação de engenhos explosivos”, acrescenta.
A GNR explica ainda que as missões EUROGENDFOR cobrem uma ampla gama de tarefas policiais e, desde a sua criação formal em 2007, já foi empregue em 16 missões e operações em todo o mundo, “sendo de realçar que a RFPU é a primeira Unidade Constituída, que a organização projeta, no quadro de uma missão civil da PCSD da UE”.
Leia Também: Forças Armadas portuguesas formam enfermeiros militares guineenses