António Costa falha comemorações do 10 de Junho por "motivos de saúde"
Marcelo Rebelo de Sousa, já foi informado sobre esta decisão. Segundo fonte do executivo, problema de saúde do primeiro-ministro "não é grave".
© Global Imagens
País Primeiro-ministro
O primeiro-ministro, António Costa, cancelou a sua participação nas comemorações do 10 de Junho em Braga e em Londres por motivos de saúde, anunciou, esta quinta-feira, o seu gabinete.
“O Gabinete do Primeiro-Ministro informa que o Primeiro-Ministro não poderá estar presente nas Comemorações Oficiais do 10 de junho por motivos de saúde”, lê-se.
Fonte do executivo adiantou que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já foi informado sobre esta decisão, após "aconselhamento médico".
A mesma fonte acrescentou que o problema de saúde de António Costa "não é grave", mas já esteve na origem da opção tomada pelo primeiro-ministro, na quarta-feira, de cancelar a sua agenda na Feira da Agricultura de Santarém.
Na quarta-feira, ao início da tarde, António Costa tinha primeiro uma cerimónia de apresentação e contratualização de projetos de investigação sobre alterações climáticas, no auditório do CNEMA, e visitava depois a Feira da Agricultura.
No entanto, por recomendação médica, o primeiro-ministro cancelou a sua agenda e agora foi aconselhado a prolongar o seu "repouso" por mais alguns dias.
As comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas arrancaram esta quinta-feira de manhã em Braga com o içar da bandeira nacional, na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
As celebrações do Dia de Portugal prosseguirão em Londres, no Reino Unido, com a participação do Presidente da República. O primeiro-ministro deveria também assinalar esta data junto de comunidades emigrantes portuguesas, retomando um modelo que lançou com Marcelo, em 2016, interrompido nos últimos dois anos devido à pandemia de Covid-19.
[Notícia atualizada às 16h36]
Leia Também: 10 de Junho. Cafôfo agradece a quem tem responsabilidades nas Comunidades
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com