A Guarda Nacional Republicana (GNR), com a colaboração da Inspeção Regional das Pescas (IRP), apreendeu, no passado dia 30 de junho, 92 quilos de pescado e artes de pesca proibidas, na ilha Terceira, nos Açores.
"No âmbito de uma ação de fiscalização destinada ao controlo das regras de captura, desembarque, transporte e comercialização de pescado fresco, os militares da Guarda abordaram e fiscalizaram uma embarcação licenciada para a prática da pesca lúdica", informa a força de segurança, esta segunda-feira, em comunicado.
A GNR acabou por verificar que a embarcação "exercia a prática da pesca lúdica utilizando artes de pesca proibidas, designadamente palanque de fundo".
O pescado apreendido, "depois de submetido à verificação higiossanitária", foi entregue a várias instituições de solidariedade social.
A GNR acabou por identificar um homem, de 35 anos, e elaborou o respetivo auto de contraordenação.
A força de segurança "relembra que os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais".
Leia Também: Odor leva GNR a aprender cocaína e a deter jovem durante 'operação stop'