Portugal vai estar em estado de alerta especial durante a próxima semana, ou seja, das 00h00 de dia 8 de julho até às 23h59 de dia 15 de julho, segundo avançou a Proteção Civil, esta quinta-feira, em conferência de imprensa.
André Fernandes, comandante nacional de emergência e Proteção Civil, anunciou que, "face à situação meteorológica para os próximos dias", que durará "aproximadamente uma semana" foi decidido "elevar a partir das 00h de amanhã [8 de julho] seis distritos para o estado de alerta especial laranja".
Estes distritos são Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Santarém. Quanto aos restantes 12 distritos de Portugal continental ficam em alerta amarelo.
Face à onda de calor que já se sente e ao risco de incêndio, foram também tomadas diferentes medidas de antecipação operacional, nomeadamente com o "reforço do dispositivo existente em todo o país".
Vão ser, indicou o comandante, preposicionados mais meios nos locais "historicamente mais vulneráveis" Este dispositivo foi reforçado com 535 operacionais face ao dispositivo já existente.
André Fernandes reforça ainda o apelo de manter todos os cuidados inerentes às condições climatéricas face ao risco de incêndio.
O responsável pediu às pessoas para que tenham comportamentos adequados como evitar fazer fogueiras para que se possa ter "um nível de ignição o mais reduzido possível".
A Proteção Civil advertiu que "a situação é complexa devido às elevadas temperaturas", mencionando que, ao final da tarde de hoje, quatro incêndios florestais estavam ativos em Sever do Vouga, Ourém, Carrazeda de Ansiães e Guarda, que mobilizavam 1.045 operacionais e vários meios aéreos.
[Notícia atualizada às 19h26]
Leia Também: Situação de alerta a partir de sexta-feira devido ao risco de incêndio