O corpo do ex-presidente angolano, José Eduardo dos Santos, já foi autopsiado. A informação é avançada esta segunda-feira pela agência AFP.
A autópsia foi requerida pela filha Tchizé dos Santos por suspeitar das circunstâncias que levaram à morte do pai.
Refira-se que equipa de advogados de Tchizé tinha denunciado no sábado a "pressão" do governo de Angola, que fez viajar para Barcelona vários dos seus membros, juntamente com o Procurador-Geral da Republica, para recolher o corpo do ex-presidente e celebrar um funeral de Estado em Angola.
Segundo a família, o ex-presidente terá manifestado o desejo de ser sepultado em Barcelona e, por isso, querem impedir que um possível funeral de Estado em Angola seja utilizado politicamente por João Lourenço, o atual presidente do país.
No Instagram, Tchizé voltou hoje a frisar que a família quer que o corpo de José Eduardo descanse "longe dos traidores e algozes", recusando assim um funeral em Angola. "Caros sequestradores do estado angolano: eu não roubei ninguém e não preciso nem quero a vossa amnistia”, escreveu a ex-deputada do MPLA.
Ver esta publicação no Instagram
Recorde-se que Tchizé, bem como a filha mais velha do ex-presidente, Isabel dos Santos, que enfrenta processos judiciais em vários países, não vão a Angola há vários anos, alegando perseguições políticas e temerem pela própria vida.
Morte trouxe à tona desavenças familiares e motivou queixa
José Eduardo dos Santos morreu, esta sexta-feira, em Barcelona, onde estava internado. A sua colocação nos cuidados intensivos trouxe à luz tensões no seio da família, nomeadamente entre a ex-mulher de José Eduardo dos Santos, Ana Paula, e pelo menos uma das suas filhas, Tchizé dos Santos.
Tchizé apresentou queixa em Barcelona, no início de julho, e pediu que fosse aberto um inquérito por, entre outras questões, "a alegada tentativa de homicídio, falta de assistência a uma pessoa em perigo, ferimentos causados por negligência grave", de acordo com os dois escritórios de advogados que aconselham a filha do antigo presidente angolano.
A filha acredita que Ana Paula e o médico pessoal do ex-presidente são responsáveis pela deterioração da saúde de José Eduardo dos Santos. Segundo os seus advogados, Tchizé diz que o pai e a ex-mulher estavam separados há algum tempo e que ela não tinha poder de decisão sobre a sua saúde porque o casamento não é legalmente reconhecido em Espanha.
[Notícia atualizada às 11h41]
Leia Também: Tribunal autoriza autópsia de Eduardo dos Santos, ainda sem data marcada