Trás-os-Montes. Dois fogos mobilizavam quase 600 bombeiros às 00h30
Quase 600 bombeiros combatiam pelas 00h30 desta sexta-feira incêndios nos concelhos de Vila Pouca de Aguiar e Mirandela, os fogos ativos em Portugal continental que concentravam o maior número de meios, segundo a Proteção Civil.
© Global Imagens
País Incêndios
De acordo com a informação disponível às 00h30 no 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), os fogos em Vila Pouca de Aguiar (Vila Real) e Mirandela (Bragança), mobilizavam 588 operacionais, apoiados por 197 viaturas.
O incêndio que deflagrou na quarta-feira em Revel, Vila Pouca de Aguiar, avançou durante o dia de quinta-feira para Reboredo e Vales, localidades do mesmo concelho.
Às 00h00 de hoje, o segundo-comandante distrital de operações de socorro de Vila Real, Artur Mota, adiantou que fogo estava a ceder aos meios e que as equipas de combate esperavam ter o fogo "praticamente todo dominado" até às 6h00.
Já o fogo em Vilar de Ouro, São Pedro Velho, no concelho de Mirandela, teve início pelas 12h00 de quinta-feira e mobilizava 156 bombeiros, com o apoio de 56 viaturas.
Também no distrito de Bragança, o fogo que lavra desde as 20:00 de quinta-feira na freguesia de Soeira, Fresulfe e Mofreita, concelho de Vinhais, estava em fase de resolução mas concentrava 50 operacionais com 15 meios terrestres.
Desde as 23h00 de quinta-feira que começaram mais três incêndios, nos concelhos de Chaves (Vila Real), Torres Vedras (Lisboa) e Loulé (Faro) que pelas 00h30 estavam ativos mas mobilizavam ainda poucos meios.
Em resolução ou já extintos encontravam-se, pelas 00h30, 22 fogos, que mobilizavam ainda 256 operacionais com 74 viaturas.
O Governo decidiu esta terça-feira que não era necessário voltar a ativar a situação de alerta para responder aos incêndios florestais, uma vez que as previsões meteorológicas apontam para um "quadro normal de verão".
Leia Também: Circulação reposta na EN4 em Elvas após despiste de pesado
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com