Associação pede demissão de comandante da PSP após caos em Guimarães

Entendem que atos de violência “não poderão passar impunes”.

Notícia

© Reprodução Twitter

Notícias ao Minuto
10/08/2022 10:47 ‧ 10/08/2022 por Notícias ao Minuto

País

Guimarães

A Associação 'VitóriaSempre' pediu a demissão do comandante distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Braga, Henriques Almeida, na sequência da destruição causada, na noite de terça-feira, no centro histórico de Guimarães, alegadamente por adeptos do clube de futebol croata Hadjuk Split.

Através de um comunicado divulgado nas redes sociais, a Associação lamenta “profundamente os atos de violência” sucedidos em Guimarães, que esteve “a ferro e fogo”.

“Os bares do centro histórico sofreram danos avultados. Os comerciantes sem qualquer defesa puderam apenas rezar e esperar que o vendaval de destruição cessasse. Isto feito de modo impune, sem qualquer obstáculo ou sem alguém a impedir que tal sucedesse”, lê-se.

A 'VitóriaSempre' diz-se surpresa e nota que tudo indicava que o Comando Distrital da PSP de Braga teria preparado uma “organização de grande envergadura para suster os ímpetos de uma das claques mais violentas da Europa, ainda para mais associada a uma claque portuguesa conhecida pela sua violência”.

“Não existia policiamento na rua, não existia prevenção, deixando uma horda de malfeitores percorrer impunemente a cidade sem serem travados”, denuncia a 'VitóriaSempre'.

Desta forma, a Associação entende que os atos de violência “não poderão passar impunes”. “Exigimos responsabilização! Responsabilização do Comandante da PSP, exortando-o a ser humilde e pedir a demissão por não ter acautelado a defesa dos cidadãos vimaranenses e dos muitos turistas que circundam pelo centro histórico da cidade! Responsabilidade dos responsáveis autárquicos incapazes de preverem o viria a suceder, não exigindo uma articulação e uma resposta pronta de quem tinha que agir”, escrevem.

Recorde-se que a PSP de Braga anunciou esta quarta-feira que identificou 154 adeptos do Hadjuk Split por alegadamente terem arremessado cadeiras e tochas no centro histórico de Guimarães. Em comunicado, o Comando Distrital de Braga da PSP confirma ter recebido queixas sobre "aproximadamente 100 indivíduos" a "causar distúrbios", incluindo "arremesso de mobiliário de esplanadas e deflagração de artefactos pirotécnicos" por volta das 22h30 de terça-feira.

Após a derrota da primeira mão, por 3-1, na Croácia, o Vitória de Guimarães recebe hoje o Hajduk Split, para a segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, agendado para as 17h00, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. 

Leia Também: PSP identificou 154 adeptos do Hadjuk Split após distúrbios em Guimarães

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas