O IRA – Intervenção e Resgate Animal anunciou esta terça-feira o resgate de sete animais do incêndio da Serra da Estrela, mas também a morte por carbonização de vários outros, por via de estarem acorrentados.
Segundo a organização na rede social Facebook, os primeiros animais recolhidos para hospital veterinário nas proximidades "estão em internamento".
"Alguns em estado muito grave e a receberem oxigénio, outros em estado grave a receberem tratamento para as queimaduras", pode ler-se.
Dois dos animais apresentam queimaduras nas patas, impedindo-os de se locomover.
Dos 7 animais recolhidos até ao momento, 6 possuem identificação electrónica e os detentores já foram identificados, garante o IRA.
Para além dos animais carbonizados já recolhidos, estão a ser localizados mais animais que morreram por estarem acorrentados. Esses cadáveres estão a ser sinalizados e recolhidos pelo ICNF.
Numa publicação desta terça-feira, a organização garante ainda que "equipas estão a tentar aceder à serra de Sarzedo com a informação de que existirá um número elevado de cães de caça num canil, sendo que é a Serra que está a ser mais fustigada de momento e com todos os acessos cortados".
Leia Também: Serra da Estrela. Disponível formulário para apoio aos agricultores