Portugal vai receber dois aviões de combate a incêndios disponibilizados pela Grécia, na sequência do pedido de apoio ao Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, informou o Governo este sábado.
"Na sequência do pedido de apoio ao Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia efetuado por Portugal, a Grécia disponibilizou dois aviões pesados anfíbios (Canadair) para apoiarem no combate aos incêndios em Portugal", lê-se num comunicado enviado pelo gabinete do Ministério da Administração Interna (MAI).
A tutela acrescenta que os aviões devem chegar a território nacional amanhã à tarde, "sendo de imediato integrados no dispositivo".
O ministro da Administração Interna anunciou, na sexta-feira, que o território continental vai estar em situação de alerta entre 21 e 23 de agosto devido ao risco de incêndios.
José Luís Carneiro explicou também que a determinação da situação de alerta durante este período pressupõe "especiais limitações quanto ao uso do fogo, ao uso de máquinas e ao uso de trabalhos agrícolas, bem como no que diz respeito ao acesso aos espaços florestais", sublinhando que a utilização do fogo é apontada como causa em 54% das ocorrências, aos quais se juntam outros 10% de causas diversas.
A União Europeia (UE) anunciou, na quinta-feira, em comunicado, que já mobilizou neste "verão difícil" 29 aviões, oito helicópteros, 360 bombeiros e mais de uma centena de veículos para responder a pedidos de assistência em toda a Europa ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
A Comissão Europeia acrescentou que, "além disso, o serviço de cartografia de emergência por satélite 'Copernicus' da UE foi ativado para fogos florestais 46 vezes, por 15 países" e que "cerca de 150 bombeiros da Bulgária, Roménia, Alemanha, França, Finlândia e Noruega foram destacados para a Grécia em julho e agosto para apoiar os bombeiros locais".
[Notícia atualizada às 13h20]
Leia Também: Fogo em Ourém está em fase de resolução. Bombeiros atentos a reativações