Se está a pensar ir à praia ou piscina no próximo fim de semana, ou até mesmo fazer qualquer outro plano ao ar livre, é melhor começar a ter outras ideias. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), espera-se chuva ou aguaceiros em quase todo o território continental no próximo sábado e domingo.
Os períodos de chuva registar-se-ão, principalmente, no domingo nos distritos do litoral Norte e Centro.
Em Viana do Castelo, esperam-se temperaturas entre os 14º C e os 19º C no fim de semana e períodos de chuva ou aguaceiros. Em Beja, no sábado haverá possibilidade de “chuva fraca ou chuviscos” e as temperaturas oscilarão entre os 13 º C e os 23 º C.
Durante o primeiro sábado de setembro, espera-se “céu parcialmente nublado” no Porto, ao passo que no domingo haverá “chuva ou aguaceiros”. As temperaturas ficarão entre os 15º C e os 21º C, previsões que serão semelhantes no distrito vizinho de Aveiro (entre os 16º C e os 21º C).
Em Coimbra, espera-se também chuva ou aguaceiros no domingo, mas as temperaturas máximas serão mais elevadas (entre 14º C e 24º C), à semelhança de Leiria (entre 15º C e 23º C).
Já na Grande Lisboa, a “chuva ou aguaceiros fracos” podem ocorrer apenas no domingo e no sábado espera-se “céu pouco nublado”. As temperaturas ficarão entre os 16º C e os 25º C.
No interior Norte e Centro, o distrito de Castelo Branco é o que contará com a temperatura mais alta mais elevada: 28º C no sábado, dia em que se registará céu pouco nublado. No domingo, poderá ocorrer períodos de chuva ou aguaceiros e as temperaturas oscilarão entre 13º C e os 25º C. Também em Santarém poderá contar com temperaturas mais agradáveis (entre 15º C e 27 º C) e um dia sem chuva no sábado.
Na região do Alentejo, não são esperados períodos de chuva em nenhum dos distritos e Beja registará as temperaturas mais altas, podendo chegar aos 27ºC no sábado e aos 26ºC no domingo.
Se optar pelo Algarve para passar o fim de semana, conte com céu pouco nublado nos dois dias e temperaturas entre os 16ºC e os 26ºC no distrito de Faro.
Leia Também: Mais de 50 concelhos de oito distritos em perigo máximo de incêndio