Portugal concluiu hoje o processo de ratificação das propostas de adesão da Finlândia e da Suécia à NATO, através do depósito dos instrumentos de ratificação dos Protocolos ao Tratado do Atlântico Norte, em Washington, por parte do embaixador português Francisco Duarte Lopes.
O comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros frisa que este processo, "de grande significado histórico, sublinha o compromisso de Portugal com a segurança do espaço euro-atlântico".
"A adesão destes dois países à NATO contribuirá para o reforço da Aliança e da cooperação e solidariedade nos domínios da segurança e defesa no espaço euro-atlântico, pilar essencial da política externa e de defesa nacionais", pode ler-se ainda.
Recorde-se que na sequência da invasão russa da Ucrânia no fim de fevereiro, a Suécia e a Finlândia decidiram abandonar a sua posição tradicional de países neutros para aderir à organização internacional.
Na mais recente cimeira da NATO, que se realizou em finais de junho em Madrid, os líderes dos países membros concordaram em convidar as duas nações nórdicas a aderir à Aliança depois de a Turquia ter levantado o seu veto.
Leia Também: NATO quer mobilizar mais munições para Kyiv e salvaguardar gasodutos