Prepare-se para o mau tempo. Segunda-feira marcada por chuva e vento
A temperatura mínima deverá subir, mas o dia ficará marcado por chuva, vento, por vezes forte em algumas regiões, e agitação marítima forte.
© Reuters
País IPMA
Depois de um fim de semana de sol, a semana arranca com chuva, que será "mais intensa e frequente durante a tarde", segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para esta segunda-feira. É ainda esperada uma subida da temperatura mínima em todo o território continental.
De acordo com o IPMA, nas regiões Norte e Centro o céu estará "muito nublado ou encoberto" e são esperados "períodos de chuva fraca no litoral, estendendo-se gradualmente ao interior a partir da manhã, e aumentando de intensidade e frequência a partir da tarde, podendo ser localmente forte no litoral e nas terras altas".
A previsão aponta ainda para "vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, tornando-se gradualmente moderado a forte (30 a 45 km/h) a partir da manhã na faixa costeira a norte do Cabo Carvoeiro e nas terras altas, por vezes com rajadas até 70 km/h".
Na região Sul, o céu também estará "geralmente muito nublado", apresentando-se "pouco nublado" no Algarve "até fim da tarde" e no interior do Alentejo "durante a manhã e início da tarde".
São esperados "períodos de chuva fraca ou chuvisco" no litoral a norte do Cabo Espichel, "estendendo-se gradualmente às restantes regiões a partir do meio da tarde e aumentando de intensidade e frequência a partir do fim da tarde no Alentejo, onde poderá ser por vezes forte".
Prevê-se vento fraco, "tornando-se fraco a moderado (até 25 km/h) de sul/sudoeste a partir da tarde" e, "por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas no fim do dia".
A temperatura máxima vai variar entre os 22 graus, em Faro, e os 11 graus, na Guarda. Já as mínimas vão oscilar entre os 14 graus, em Lisboa, e os quatro graus, na Guarda.
É de realçar que é esperada agitação marítima forte na costa ocidental, tendo o IPMA colocado dez distritos do continente, a Costa Norte da ilha da Madeira e a ilha do Porto Santo, sob aviso amarelo.
Leia Também: Agitação marítima forte põe dez distritos sob aviso amarelo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com