O Infarmed retirou do mercado nacional e suspendeu a comercialização de compressas de gaze, estéreis, da marca DivisionCare, cujo fabricante identificado na respetiva rotulagem é a entidade Taizhou Yonghong Surgical Dressing CO., LTD.
Segundo informa uma nota publicada no site da referida autoridade, a decisão foi tomada no âmbito de uma ação de fiscalização de mercado, durante a qual se concluiu que este produto não apresentava "evidência formal/documental de cumprimento de todos os requisitos legais europeus aplicáveis".
A suspensão da comercialização deste produto deveu-se à indicação, no rótulo, de que se estas se "tratam de compressas de tecido não tecido (TNT)" - quando, "no interior da embalagem, se encontram compressas de gaze", explica o Infarmed. Adicionalmente, a marcação CE exibida na embalagem "não apresenta o código do Organismo Notificado avaliador, não existindo assim evidência de que o produto tenha sido avaliado da sua conformidade".
Estas razões motivaram a autoridade do medicamento a ordenar a suspensão imediata da comercialização e recolha do mercado deste dispositivo médico.
"As entidades que eventualmente disponham de unidades deste dispositivo médico não as devem utilizar e devem entrar em contacto com o distribuidor no mercado nacional, a entidade Divisioncare Unipessoal, Lda.", pode ler-se na mesma nota.
Leia Também: "As novas variantes da Covid-19 não acarretam maior risco para a saúde"