O presidente da Assembleia da República assinalou, esta quinta-feira, o Dia da Restauração da Independência, comemoração que marca hoje o dia.
"A 1 de dezembro de 1640, Portugal recuperou a sua independência, isto é, a sua liberdade", escreveu Augusto Santos Silva numa publicação partilhada no Twitter.
"As comemorações que agora fazemos, em democracia, são a melhor homenagem que podemos prestar aos heróis que em 1640 nos devolveram a liberdade", considerou o responsável.
Santos Silva marcou hoje presença numa cerimónia na Praça dos Restauradores, em Lisboa, onde também esteve o presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa deixou também uma mensagem para assinalar o dia, na qual lembrou que os ciganos que "deram a vida" pela independência nacional e lamentou a discriminação de que têm sido alvo em Portugal.
"Ao lembrar tantos portugueses, de tantas origens, que se envolveram no movimento revolucionário, o Presidente da República quer lembrar também os portugueses de etnia cigana que, como reconheceu então o próprio Rei D. João IV, deram a vida pela nossa independência nacional", reforçou Marcelo.
A 1 de dezembro de 1640, #Portugal recuperou a sua independência, isto é, a sua liberdade. As comemorações que agora fazemos, em democracia, são a melhor homenagem que podemos prestar aos heróis que em 1640 nos devolveram a liberdade. pic.twitter.com/wsLIgrqNeV
— Augusto Santos Silva (@ASantosSilvaPAR) December 1, 2022
O dia 1 de dezembro assinala o golpe revolucionário de 1640 que acabou com o domínio da dinastia Filipina sobre Portugal, retirando o país da alçada espanhola e colocando no trono D. João IV.
Leia Também: Ministra diz ser "preciso proteger diariamente os ganhos da Restauração"