Um homem, bombeiro voluntário em Vila Nova da Barquinha, solicitou a exoneração do cargo depois de terem sidas amplamente divulgadas nas redes sociais imagens em que surge a espancar um dos seus cães com uma barra de ferro.
As imagens, de extrema violência, chocaram os internautas.
Além do cão em causa, o indivíduo tinha mais quatro animais, um deles com poucos dias de vida, e todos tinham sido mal tratados.
A situação foi revelada pelo grupo de Intervenção e Resgate Animal (IRA), que tinha recebido uma denúncia. O grupo alertou a Guarda Nacional Republicana (GNR), que resgatou os animais e os transportou para o Canil Municipal de Torres Novas para a elaboração de relatórios de perícia.
"Logo que os mesmos tenham sido concluídos, [os cães] serão recolhidos pela nossa instituição e alojados em famílias de acolhimento", anunciou o IRA esta quinta-feira nas redes sociais.
Entretanto, no Facebook, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha anunciou que o bombeiro "solicitou, de forma voluntária, a exoneração do seu cargo e função" com "efeitos imediatos". Aquele corpo de bombeiros diz mesmo que desconhecia a situação e assegura que não se revê "nas atitudes e atos praticados pelo elemento em causa, lamentado o sucedido e repudiando".
Quem quiser adotar um dos cinco cães deve contactar o IRA através de mensagem privada.
Leia Também: Médico realça a importância de cuidar do coração durante a época festiva