Um grupo de javalis surpreendeu, esta terça-feira, os ocupantes de uma viatura, na zona de Benavente, no distrito de Santarém, tal como mostra um vídeo a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
As imagens foram captadas durante a manhã, numa estrada que faz a ligação entre Santo Estevão e Benavente, numa altura em que a zona espelhava os efeitos das fortes chuvas que afetaram a maior parte dos distritos do país.
Sem que se fizesse esperar, os animais atravessaram a via e correram em direção a uma zona inundada. (Veja o vídeo na galeria acima)
Sublinhe-se que ao longo do ano têm sido recorrentes os avistamentos destes animais, nomeadamente em zonas urbanas, contudo, há também que se queixe de danos em culturas e de acidentes rodoviários.
Na última semana, por exemplo, a Câmara Municipal de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, anunciou que ia solicitar ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) o alargamento do período de correção extraordinária da densidade de javalis.
À Lusa, o vice-presidente da Câmara de Oleiros, Miguel Marques, explicou que os caçadores queixaram-se do "período muito curto, de apenas quatro meses", para a realização das ações de correção da densidade destes animais, referindo que é "extremamente necessário e urgente" adotar medidas.
"Por muito que as associações de caçadores façam o seu trabalho, é manifestamente insuficiente. A densidade dos javalis tomou uma proporção muito preocupante, ainda por cima depois de dois anos de pandemia covid", em que o exercício de caça esteve praticamente vedado, sublinhou à agência noticiosa. "Têm chegado relatos de acidentes nas estradas e de pessoas que não vão fazer sementeiras, porque estes animais acabam por estragar as culturas". especificou ainda.
Leia Também: Espanha lida com grave invasão de javalis selvagens