A Força Aérea registou, esta quarta-feira, os momentos de apoio à limpeza de alguns locais que ficaram danificados, nomeadamente, em Loures, no distrito de Lisboa.
De acordo com uma nota publicada no site, dez militares da Força Aérea ajudaram na limpeza de aluimentos de terra em Loures desde ontem, quando, pela segunda vez numa semana agravamento do tempo provocou estragos - não só no distrito de Lisboa, como também nos distrito de Portalegre ou Setúbal.
"A intervenção da Força Aérea surge no seguimento de um pedido de apoio da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil ao Estado-Maior-General das Forças Armadas", escrevem os responsáveis.
E salientam ainda que "os trabalhos desenvolvidos permitiram o restabelecimento das condições de circulação da estrada N250, no concelho de Loures, tendo sido efetuado a estabilização de taludes e remoção de detritos com transporte a aterro da Câmara Municipal".
A chuva que caiu nas últimas horas provocou destruição e cortes na circulação de trânsito em estradas de todo o país. À semelhança de outros responsáveis, como a ministra da Presidência, que visitou hoje Loures, também a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, visitou Campo Maior, um dos locais também afetados.
A responsável deixou uma palavra de solidariedade às famílias afetadas, garantindo que será encontrada "uma solução" nesta vila.
Também a autarquia de Lisboa já anunciou um fundo de ajuda a quem ficou afetado pelas cheias, no valor de, pelo menos, três milhões de euros. A câmara já começou a fazer o levantamento dos danos, que deverão ser avaliados.
Leia Também: Mau tempo. Eis as estradas que continuam cortadas e as que já reabriram