A despedida de 2022 deverá ser marcada por mau tempo, segundo as previsões do Instituto do Mar e da Atmosfera (IMPA). Na verdade, todo o país foi, na quinta-feira, afetado por inundações, tendo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registado 137 ocorrências. Ainda que o distrito de Braga e do Porto tenham sido dos mais afetados, Vila Real não se ficou atrás. Na Praia Fluvial de Cerva, em Ribeira de Pena, o caudal transbordou.
“Muita atenção aos rios!”, alertou a página Meteo Trás os Montes – Portugal, ao partilhar as imagens, que poderá aceder na galeria acima.
De notar que vão estar sob aviso amarelo (o terceiro na escala) os distritos de Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo devido ao vento, entre as 21h desta sexta-feira e as 9h de sábado.
Os avisos por causa da chuva chegam no último dia do ano, no caso do Porto, Braga e Viana do Castelo. No domingo, eles estendem-se a Leiria, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro, Vila Real e Bragança.
O IPMA também colocou sob aviso amarelo, mas por causa da agitação marítima, Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria entre sábado e domingo e Lisboa apenas no domingo.
Leia Também: Chuva, vento e mar agitado. Ano termina e começa com (muitos) avisos