Soprar ao balão no trabalho está a virar 'moda'

Fazer testes de alcoolémia nos locais de trabalho parece ser uma prática cade vez mais corrente. Pelo menos é o que indicia o aumento do número de autorizações emitidas pela Comissão Nacional de Proteção de Dados, de acordo com o i.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
09/05/2014 10:32 ‧ 09/05/2014 por Notícias Ao Minuto

País

Rastreio

Confina, Sonae e Otis, assim como as autarquias de Loures e Penafiel, são apenas algumas das entidades que requereram, junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, autorização para realizar testes de alcoolémia aos trabalhadores em horário laboral.

A prática é corrente em empresas de transporte, por exemplo, desde 1980, mas foi introduzida em 2010 nos restantes setores, para as empresas que preencham um formulário online, declarando cumprir todas as regras.

Os rastreios são levados a cabo por profissionais de saúde e o resultado do teste não é comunicado à entidade empregadora. Protege-se, desta forma, o trabalhador, que não pode, por este motivo, ser despedido por justa causa.

Por sua vez, a recusa na realização do teste é motivo plausível para um despedimento, indica o i na edição desta sexta-feira.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas