Já é conhecida a data em que será lido o acórdão do processo 'Football Leaks'. Será a 28 de abril deste ano, às 10h00, que o coletivo de juízes anunciará qual será a sentença do pirata informático Rui Pinto, bem como de Aníbal Pinto, no âmbito deste julgamento.
"Há ali o reconhecimento efetivamente que houve prática de alguns crimes. Não aquela quantidade enorme, mas houve. Tendo em conta isso, é mais sensato dizer que foram praticados e reconhecer que o sistema legal tem de sancionar", considerou o advogado do pirata informático, Francisco Teixeira da Mota, à saída do Campus da Justiça, em Lisboa.
De recordar que, esta segunda-feira, a defesa do 'hacker' Rui Pinto pediu pena suspensa para o pirata informático, avançou a SIC Notícias.
Rui Pinto, de 34 anos, está acusado de 89 crimes informáticos, dos quais 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo, visando entidades como o Sporting, a Doyen, a sociedade de advogados PLMJ, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR), e ainda por sabotagem informática à SAD do Sporting.
Pinto enfrenta também uma acusação de extorsão, em coautoria com Aníbal Pinto, de 61, acusado apenas deste ilícito. A sua defesa chegou a avançar com recurso, mas o coletivo de juízes recusou, esta segunda-feira, o requerimento.
O Ministério Público (MP) pediu a condenação a pena de prisão de Rui Pinto, criador da plataforma eletrónica 'Football Leaks', por 89 dos 90 crimes de que está acusado no processo.
Nas alegações finais do processo 'Football Leaks', que começou a 4 de setembro de 2020, Marta Viegas, procuradora do MP, considerou que o único crime não provado foi o de sabotagem informática à SAD do Sporting.
Marta Viegas considerou também provado que o outro arguido do processo, o advogado Aníbal Pinto, deve ser condenado pelo crime de extorsão na forma tentada, pelo qual está acusado.
Leia Também: Football Leaks. Defesa de Rui Pinto pede pena suspensa para hacker