A neve tem 'pintado de branco' o norte de Portugal continental, depois da chegada da depressão Fien, na segunda-feira, que trouxe consigo muito frio, chuva, vento forte e agitação marítima.
Para quem tem de se deslocar de carro nestas condições meteorológicas adversas, a Guarda Nacional Republicana (GNR) deixou uma série de conselhos, que “deve seguir à risca”, para uma viagem segura.
Assim sendo, os condutores devem lembrar-se de:
- Colocar líquido anticongelante no radiador;
- Utilizar correntes de neve nos pneumáticos.
- Reduzir a velocidade e adequar a condução ao piso;
- Garantir uma maior distância de segurança.
Recorde-se que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) pediu à população para adotar medidas preventivas, sublinhando que a precipitação prevista para os próximos dias, as baixas temperaturas e a intensidade do vento vão favorecer a formação de gelo e geada e causar um "desconforto térmico elevado".
O organismo alertou para os potenciais riscos deste quadro meteorológico, nomeadamente "intoxicações por inalação de gases, devido a inadequada ventilação em habitações onde se utilizem aquecimentos como lareiras e braseiras", assim como para incêndios devido à "má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias em circuitos elétricos".
Leia Também: Estradas do maciço central da serra da Estrela reabriram ao trânsito