A cidade do Peso da Régua foi a escolhida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para receber as Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, este ano.
Numa nota, publicada este sábado no site da Presidência da República, explica-se que o “Douro, Património da Humanidade, foi designado Capital Europeia do Vinho em 2023” e que a cidade, no distrito de Vila Real, “foi a promotora desta iniciativa de âmbito regional, que integra os 19 municípios da CIM Douro, que preveem numerosas iniciativas de promoção da região ao longo do ano”.
Assim, o “Presidente da República resolveu designar o Peso da Régua como sede, no ano de 2023, das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, estendendo-se as celebrações às comunidades portuguesas na África do Sul”.
Será constituída uma comissão para a organização das comemorações, que será composta por João Nicolau de Almeida, “um dos grandes enólogos do Douro”, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, a Secretária-Geral da Presidência da República e o Chefe do Protocolo do Estado.
Em 2022, recorde-se, o dia foi assinalado com vários eventos na cidade de Braga e em Londres, no Reino Unido.
Leia Também: Inconstitucional? Proteção dos animais deve ser "devidamente legislada"