Portugal a "conversar com parceiros" sobre envio de Leopard 2 à Ucrânia

Segundo a ministra, a decisão não pode ser tomada "isoladamente", sublinhando que "é preciso compreender que se trata de uma decisão que tem de ser coletiva, é necessariamente coletiva".

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
30/01/2023 11:02 ‧ 30/01/2023 por Notícias ao Minuto

País

Guerra na Ucrânia

A ministra da Defesa, Helena Carreiras, referiu, esta segunda-feira, quando questionada sobre o envio dos tanques Leopard 2 para a Ucrânia, que o país está "a conversar com os parceiros sobre a possibilidade de contribuir para esta constituição desta capacidade da Ucrânia".

Segundo a ministra, a decisão não pode ser tomada "isoladamente", sublinhando que "é preciso compreender que se trata de uma decisão que tem de ser coletiva, é necessariamente coletiva".

"Não há data para serem enviados nem foi tomada nenhuma decisão nessa matéria", destacou .

Questionada sobre se a maioria dos 37 tanques Leopard 2 que Portugal possui estão inoperacionais, Helena Carreiras indicou que "há diferentes elementos a considerar, quer na constituição da própria capacidade, quer questões que têm a ver com a operabilidade dos meios, com questões do treino, com questões dos suplentes".

A ministra reforçou que a principal preocupação é articular as "capacidades" nacionais, com a necessidade de ajudar a Ucrânia, "que é permanente e que continuará".

Na semana passada vários países anunciaram o fornecimento à Ucrânia de tanques pesados Leopard 2, de fabrico alemão, após a Alemanha ter autorizado a cedência dos tanques, e os Estados Unidos o fornecimento de blindados Abrams, que Kyiv pedia insistentemente, equipamentos que as autoridades de Berlim e de Washington estavam renitentes em autorizar.

[Notícia atualizada às 10h51]

Leia Também: Bolsa de Lisboa segue em baixa de 0,36% com EDP a liderar as quedas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas