Não há, para já, vítimas portuguesas no sismo na Turquia e na Síria

Portugal já terá comunicado ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil a sua disponibilidade para ajudar, quando esta for solicitada. 

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
06/02/2023 14:17 ‧ 06/02/2023 por Notícias ao Minuto

País

MAI

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, reforçou, esta tarde de segunda-feira, a solidariedade portuguesa para com o povo turco e sírio após o sismo que já vitimou cerca de 1.800 pessoas, de acordo com os últimos dados. 

"Não temos, de facto, informação de portugueses que tenham estado nesse local ou estejam confrontados com esse flagelo", disse, frisando que "temos portugueses em todas as regiões do mundo", mas as informações reveladas de manhã pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros mantêm-se. 

Portugal já terá comunicado ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil a sua disponibilidade para ajudar, quando as necessidades forem levantadas, revelou ainda o governante.

Serão meios associados ao resgate, busca, e ainda apoio médico. A quantidade de meios disponíveis para envio está a ser avaliada consoante os pedidos feitos.

Recorde-se que, na mesma senda, Portugal manifestou-se disponível para enviar uma equipa de 140 elementos para ajudar nos incêndios que têm atingido o Chile, onde já morreram 24 pessoas, anunciou hoje o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

O sismo da madrugada, que fez cerca de 1.800 mortos na Turquia e na Síria, teve uma intensidade de 7.7, segundo o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Seguiram-se dezenas de réplicas que afetaram os trabalhos de busca e socorro de vítimas nas dez províncias afetadas.

Leia Também: Sismo. "Estou profundamente triste com a perda de vidas", diz Biden

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas