No contexto do Dia da Internet Mais Segura, que se celebra esta terça-feira, a Polícia de Segurança Pública (PSP) optou por alertar para a circulação da burla 'Olá pai, olá mãe', efetuada através do WhatsApp, e por deixar alguns avisos aos cidadãos sobre como devem agir.
Numa publicação na rede social Facebook, a autoridade policial recorda que os burlões "fazem-se passar por filhos, alegam ter perdido o telemóvel e pedem o envio de dinheiro através de MB WAY, NIB ou de uma referência para pagamento".
Posto isto, há algumas ideias que deve ter em consideração, de forma a poder defender-se destas burlas. Saiba quais:
- "Se receber alguma mensagem de um número desconhecido a dizer ser o seu filho(a), confirme sempre antes de enviar (através de uma chamada, ou uma mensagem com pergunta/resposta combinada previamente com o seu filho(a)… etc)";
- "Caso seja alvo deste tipo de burla, denuncie, mesmo que se trate de uma tentativa".
Estes conselhos surgem depois de, na segunda-feira, a PSP ter dado conta de que recebeu mais de 36.000 queixas de burla informática e nas comunicações nos últimos quatro anos, tendo este tipo de crime aumentado 20% em 2022. Nesse ano, a fraude 'Olá pai, olá mãe' foi, de facto, a que mais se destacou.
Leia Também: "Olá pai, olá mãe". Burla informática aumentou 20% em 2022