A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da Guarda Nacional Republicana (GNR), em colaboração com a Guardia Civil de Espanha deteve, na quarta-feira, dois homens, de 19 e 52 anos, e apreendeu duas embarcações e cerca de 100 fardos de haxixe, na Foz do Rio Guadiana.
"Após um alerta das Equipas de Vigilância da Guardia Civil para uma embarcação de alta velocidade (EAV), foram desenvolvidas diligências que permitiram a interceção com a colaboração da Equipa de Patrulhamento e Interceção Marítima (EPIM) do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Vila Real de Santo António", lê-se num comunicado da GNR, divulgado esta quinta-feira.
A embarcação suspeita "já se encontrava em seco, sem tripulantes a bordo em território espanhol".
No local, os militares "verificaram a presença de pequenas embarcações nas proximidades, que procuraram encetar fuga da GNR por via marítima, tendo sido intercetada uma dessas embarcações, de pavilhão espanhol, com dois tripulantes suspeitos".
Da operação resultou "a apreensão de uma EAV, com cerca de 12 metros de comprimento e três motores de 300HP, aproximadamente 100 fardos de haxixe e ainda a apreensão de uma embarcação de recreio, com cerca de cinco metros e um motor de alta potência".
Segundo a GNR, todas as apreensões e detenções ficaram a cargo da Guardia Civil, autoridade territorialmente competente.
Leia Também: Autoridades apreendem embarcação sem registo atracada no Algarve